como escolher um bom inquilino

Saiba como escolher um bom inquilino

Para que todo o processo de aluguel ocorra sem maiores problemas, o primeiro fator a ser considerado é quem irá alugá-lo. Afinal, se o locatário for uma pessoa tranquila e que segue as regras estipuladas no contrato, é mais difícil que haja a ocorrência de problemas e outras situações incômodas. Para isso, porém, é preciso saber como escolher um bom inquilino, e muitos donos de imóveis não sabem exatamente como fazer esta escolha.

Foi pensando nisso que a Adriano Imóveis preparou este texto. Na sequência, nós te damos 4 dicas para ajudar a escolher um bom inquilino. Seguindo-as, dificilmente você encontrará aqueles probleminhas chatos com seu futuro locatário. Caso tenha ficado curioso e queira entender melhor, continue a leitura e confira!

 

4 dicas para escolher um bom inquilino

 

1. Investigue o histórico do candidato

Caso você realmente queira fazer todo o possível para contar com um bom inquilino em seu imóvel, o primeiro passo é ir atrás do maior número de informações disponíveis sobre ele na internet ou em qualquer outro meio. Através dela, e tendo nome completo e CPF, você pode pesquisar e obter informação a respeito de inadimplências e até mesmo processos judiciais.

Se você optar por realizar seu aluguel com o envolvimento de uma imobiliária, esta primeira dica é altamente facilitada. Se o candidato a inquilino já for um conhecido da imobiliária, ela terá dados sobre ele em negociações antigas, indicando se ele é ou não um inquilino ideal para você.

 

2. Defina as características que você quer

Não ter animais de estimação, ser um casal sem filhos e não fumar. Independente de quais sejam elas, é importante definir as características obrigatórias e desejáveis do seu inquilino ideal. Assim, incômodos futuros com situações desnecessárias já são descartados logo de cara, e você não precisa se preocupar com nenhum deles.

Este, inclusive, é mais um ponto bem mais fácil de ser posto em prática se você contar com uma imobiliária no aluguel. Basta repassar as características que você deseja no inquilino e pedir para que apenas contatos que se encaixem neste perfil pré-definido sejam repassados para a sua avaliação. Desta forma, você evita o desgaste de ter que achar as pessoas mais adequadas.

 

3. Converse com todos os interessados

Depois de já ter conferido as informações disponíveis a respeito de todos os candidatos e de ter visto quais deles possuem as características que você definiu como fundamentais, o recomendado a seguir é ter uma boa conversa com cada um dos interessados. Afinal, é só conversando que você poderá conhecê-los e ver se eles realmente são o que dizem ser.

Mais uma vez, a imobiliária envolvida pode facilitar este passo também. Muitos proprietários não querem ter o menor contato com seus locatários, para evitar qualquer tipo de incômodo. Nestes casos, a imobiliária é que será responsável por essa conversa e todo o resto, tendo, na prática, o papel de dona do imóvel.

 

4. Tenha o intermédio de uma imobiliária

Como você bem pôde ver, todos os pontos anteriores são muito facilitados com a inclusão de uma imobiliária no seu processo de aluguel. Sendo assim, é inegável que contar com ela é a última dica de como escolher um bom inquilino. Além de tirar essa responsabilidade dos seus ombros, você ainda estará nas mãos de uma empresa com experiência no mercado e capaz de oferecer um serviço de alta qualidade.

É o caso da Adriano Imóveis! Nós estamos há quase 30 anos no mercado e temos tudo que é necessário para proporcionar as melhores experiências para nossos clientes, sejam eles proprietários ou inquilinos. Acesse nosso site e veja o que podemos fazer por você!

Você pode gostar

tempo mínimo de aluguel

Existe tempo mínimo de aluguel para fechar um contrato?

seguro incêndio na locação

Seguro incêndio na locação: é obrigatório? E quem deve pagar?

como anunciar um imóvel

Saiba como anunciar um imóvel para alugar

visitas de aluguel na pandemia

Como têm sido as visitas de aluguel na pandemia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *