alugar ou financiar

Alugar ou financiar um imóvel: qual a melhor opção?

A dúvida entre alugar ou financiar um imóvel é tão antiga quanto o mercado imobiliário em si. Ainda que ambos tenham suas próprias vantagens, uma opção pode ser melhor que a outra dependendo da situação financeira e de vida de quem está avaliando.

Afinal, ao mesmo tempo em que há quem diga que o valor do aluguel é um dinheiro “jogado fora”, não são todos que têm as condições necessárias para financiar um imóvel. Tudo irá depender da circunstância e dos envolvidos.

O que pode ser feito para ajudar na escolha é analisar as vantagens e as desvantagens de cada um — e é exatamente isso que a Adriano Imóveis faz neste texto. Na sequência, nós comparamos os pontos positivos e negativos de ambas as opções, ajudando você a fazer sua escolha.

Continue a leitura e entenda!

 

Alugar ou financiar? Um comparativo

 

As vantagens e desvantagens de alugar

Começamos analisando as vantagens e desvantagens de alugar. A primeira delas é muito clara: apesar de não ser uma regra, quase sempre os valores de um aluguel são menores que os das parcelas de um financiamento. Para quem quer economizar dinheiro, esta acaba sendo uma grande vantagem.

Outro ponto positivo é a questão dos contratos. Ao financiar um imóvel, você assume um compromisso por décadas, enquanto contratos de aluguel não precisam durar nem um ano. No caso de imprevistos, como a perda do emprego ou uma mudança de cidade, não há muito com o que se preocupar; basta alugar outro imóvel no novo local.

No entanto, é preciso considerar a questão de que, essencialmente, um imóvel alugado não é seu. Sempre que quiser fazer algum tipo de personalização — seja para ficar mais confortável ou simplesmente para deixar o ambiente com a sua cara —, será necessário pedir permissão para o proprietário, e nem sempre ele irá acatar.

Por fim, mais um ponto negativo que deve ser citado é o tal do “desperdício de dinheiro”. Mesmo que não seja um desperdício por si só, estamos falando de um dinheiro que vai e não volta — ao contrário do financiamento, em que você está investindo para ter um espaço para chamar de seu.

 

As vantagens e desvantagens de financiar

Na hora de optar por alugar ou financiar, a segunda opção também tem seus pontos positivos e negativos. Mais do que ter um espaço para efetivamente chamar de seu, comprar um imóvel próprio é sinônimo de segurança. Isso porque, no futuro, mesmo em situações mais complicadas, você sempre terá seu teto.

Além disso, ainda há a questão patrimonial. Mais que um local para morar, financiar um imóvel é um investimento. A valorização é quase certa e, se precisar vendê-lo eventualmente, existem grandes chances de que o retorno será maior que o valor investido.

Quanto aos pontos negativos, o primeiro que devemos citar é a questão financeira. Além de valores normalmente mais altos que os do aluguel, o financiamento ainda exige que você continue tendo um alto valor para pagar pelas próximas décadas — além de demais despesas com tributos, impostos, rateios de obras, manutenções necessárias, entre outros —, o que pode se revelar um problema em momentos de emergência.

E ainda há mais um problema financeiro que se soma a este: a necessidade de pagar um valor de entrada. Na maioria dos casos, este valor ultrapassa os R$ 50 mil. Você deve concordar que este é um valor bem alto para ter em mãos, certo?

 

Tendo consciência das principais vantagens e desvantagens de alugar ou financiar, cabe a você ver quais fatores pesam mais na sua balança. Saiba que, independente da escolha, você poderá ter uma experiência positiva na sua nova casa!

Caso tenha gostado deste texto e queira receber mais, é só seguir a Adriano Imóveis no Facebook e no Instagram!

Você pode gostar

orçamento mensal

Como definir um orçamento mensal de gastos com aluguel?

reformas que valorizam um imóvel

3 reformas que valorizam um imóvel

kitnet

Loft, flat, studio e kitnet: qual é a diferença?

praias de florianópolis

5 praias de Florianópolis que você não pode deixar de conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *