vantagens de uma imobiliária

As vantagens de uma imobiliária para o locatário e para o locador

Você sabe quais são as principais vantagens de uma imobiliária? Para quem não conhece, a tentação de alugar um imóvel por conta própria — seja como locador ou locatário — pode ser grande. Porém, depois que você conhece e entende as vantagens de uma imobiliária, é inegável que ela é a melhor alternativa.

Neste texto que a Adriano Imóveis trouxe hoje, nós mostraremos algumas das vantagens de uma imobiliária, tanto para locatários quanto para locadores. Continue a leitura em seguida e confira!

 

Alugar com imobiliária x por conta própria

Mesmo com as vantagens de uma imobiliária sendo muito claras, ela não é a única opção para quem quer alugar um imóvel. Vários proprietários ainda escolhem fazer tudo por conta própria, o que muitas vezes traz problemas posteriores que poderiam ser evitados caso a imobiliária estivesse intermediando a negociação.

Fatores como a taxa de administração cobrada pelas imobiliárias, a taxa de contrato e as supostas exigências excessivas — que já deixaram de ser uma realidade há certo tempo — são citados por locadores como empecilhos que fazem com que eles optem por não contar com os serviços de uma imobiliária.

Por outro lado, as vantagens, que você verá com mais detalhes em seguida, compensam as taxas cobradas. Aqui no blog da Adriano Imóveis nós elaboramos um texto inteiro falando sobre o assunto. Se você quer entender melhor esta comparação, confira-o neste link.

 

Vantagens de uma imobiliária para o locatário

Para quem está buscando por um imóvel para morar, a primeira vantagem que trazemos é a mais clara: uma transação mais segura. Atualmente, as imobiliárias são obrigadas, por lei, a não omitir informações relevantes a respeito de um imóvel de seus clientes, sob risco de punição legal. Quando estamos falando de imóveis usados, isso faz toda a diferença, visto que o proprietário, quando alugando ou vendendo por conta própria, pode informar de maneira insuficiente.

Outro benefício que pode transformar completamente a experiência do locatário é a consultoria que as imobiliárias prestam. Com a ajuda do conhecimento de mercado que elas têm, fica muito mais fácil optar pela melhor casa ou apartamento. Elas serão capazes de dizer quais bairros são mais tranquilos, possuem maior potencial de crescimento, entre outras informações relevantes que auxiliam a escolha do futuro morador.

Indo pelo outro lado, não optar por uma imobiliária pode trazer alguns riscos. Avaliação incorreta do valor do imóvel, desentendimentos por conflitos de interesse e problemas com documentação são alguns deles.

 

Vantagens de uma imobiliária para o locador

Já para o dono de um imóvel que quer vender ou alugar sua propriedade, os benefícios são outros, mas igualmente vantajosos. O primeiro deles é uma visibilidade consideravelmente maior para a casa ou apartamento. Por reunirem diversas opções em um só lugar, as imobiliárias costumam ser as primeiras a serem procuradas pelos locatários, e estar com seu imóvel em uma delas é praticamente uma garantia de que você será visto por quem está interessado.

Além disso, há também a questão burocrática. A elaboração de um contrato não é a tarefa mais fácil do mundo, o que faz com que quem opta por não ter uma imobiliária tenha que fazer um sozinho ou com o apoio de um advogado (o que é o mais recomendado). Quando uma imobiliária é contratada, ela cuida de toda a questão burocrática para você, tornando o processo muito mais fácil.

Para mostrar ainda mais a importância da imobiliária, os riscos também podem ser citados aqui. Alugando direto, o proprietário do imóvel, além de correr o risco de golpes e ter atritos com a parte locatária, precisa assumir todas as responsabilidades. Isso inclui estar presente para resolução de problemas e não ter o apoio de uma equipe de profissionais.

 

 

E estas são apenas algumas das vantagens de uma imobiliária. Se você quer saber todas elas na prática, talvez seja a hora de contratar os serviços de uma. Entre em contato com a Adriano Imóveis ainda hoje e nos deixe cuidar do processo para você!

Você pode gostar

imobiliária digital

3 vantagens de alugar com uma imobiliária digital

capoeiras

Conhecendo o bairro Capoeiras, em Florianópolis

melhor imobiliária

6 dicas para escolher a melhor imobiliária

alugar o imóvel mais rapidamente

4 dicas para alugar o imóvel mais rapidamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *