Saiba como escolher um bom inquilino
Para que todo o processo de aluguel ocorra sem maiores problemas, o primeiro fator a ser considerado é quem irá alugá-lo. Afinal, se o locatário for uma pessoa tranquila e que segue as regras estipuladas no contrato, é mais difícil que haja a ocorrência de problemas e outras situações incômodas. Para isso, porém, é preciso saber como escolher um bom inquilino, e muitos donos de imóveis não sabem exatamente como fazer esta escolha.
Foi pensando nisso que a Adriano Imóveis preparou este texto. Na sequência, nós te damos 4 dicas para ajudar a escolher um bom inquilino. Seguindo-as, dificilmente você encontrará aqueles probleminhas chatos com seu futuro locatário. Caso tenha ficado curioso e queira entender melhor, continue a leitura e confira!
4 dicas para escolher um bom inquilino
1. Investigue o histórico do candidato
Caso você realmente queira fazer todo o possível para contar com um bom inquilino em seu imóvel, o primeiro passo é ir atrás do maior número de informações disponíveis sobre ele na internet ou em qualquer outro meio. Através dela, e tendo nome completo e CPF, você pode pesquisar e obter informação a respeito de inadimplências e até mesmo processos judiciais.
Se você optar por realizar seu aluguel com o envolvimento de uma imobiliária, esta primeira dica é altamente facilitada. Se o candidato a inquilino já for um conhecido da imobiliária, ela terá dados sobre ele em negociações antigas, indicando se ele é ou não um inquilino ideal para você.
2. Defina as características que você quer
Não ter animais de estimação, ser um casal sem filhos e não fumar. Independente de quais sejam elas, é importante definir as características obrigatórias e desejáveis do seu inquilino ideal. Assim, incômodos futuros com situações desnecessárias já são descartados logo de cara, e você não precisa se preocupar com nenhum deles.
Este, inclusive, é mais um ponto bem mais fácil de ser posto em prática se você contar com uma imobiliária no aluguel. Basta repassar as características que você deseja no inquilino e pedir para que apenas contatos que se encaixem neste perfil pré-definido sejam repassados para a sua avaliação. Desta forma, você evita o desgaste de ter que achar as pessoas mais adequadas.
3. Converse com todos os interessados
Depois de já ter conferido as informações disponíveis a respeito de todos os candidatos e de ter visto quais deles possuem as características que você definiu como fundamentais, o recomendado a seguir é ter uma boa conversa com cada um dos interessados. Afinal, é só conversando que você poderá conhecê-los e ver se eles realmente são o que dizem ser.
Mais uma vez, a imobiliária envolvida pode facilitar este passo também. Muitos proprietários não querem ter o menor contato com seus locatários, para evitar qualquer tipo de incômodo. Nestes casos, a imobiliária é que será responsável por essa conversa e todo o resto, tendo, na prática, o papel de dona do imóvel.
4. Tenha o intermédio de uma imobiliária
Como você bem pôde ver, todos os pontos anteriores são muito facilitados com a inclusão de uma imobiliária no seu processo de aluguel. Sendo assim, é inegável que contar com ela é a última dica de como escolher um bom inquilino. Além de tirar essa responsabilidade dos seus ombros, você ainda estará nas mãos de uma empresa com experiência no mercado e capaz de oferecer um serviço de alta qualidade.
É o caso da Adriano Imóveis! Nós estamos há quase 30 anos no mercado e temos tudo que é necessário para proporcionar as melhores experiências para nossos clientes, sejam eles proprietários ou inquilinos. Acesse nosso site e veja o que podemos fazer por você!