Como é feito o cálculo de reajuste do aluguel
Um dos fatores mais analisados por futuros locadores na hora da busca por um imóvel para alugar é o preço que será pago mensalmente de aluguel. Afinal, é fundamental que o valor seja encaixado no orçamento e não complique o restante das finanças. Sendo assim, é de extrema importância que se tenha conhecimento sobre o reajuste do aluguel, visto que ele inevitavelmente será maior a cada renovação.
Assim como outras características da negociação, este ponto deve estar especificado com o maior número de detalhes possível no contrato. Dessa forma, ambos os envolvidos saberão quando o reajuste do aluguel será feito e poderão se preparar para o momento. Pensando em esclarecer este assunto tão importante, a Adriano Imóveis preparou um conteúdo sobre o assunto.
No restante deste texto, você conhecerá os tipos de reajustes do aluguel e ainda entenderá como o intermédio de uma imobiliária pode fazer o processo ser mais seguro. Boa leitura!
A reincidência do reajuste do aluguel e os tipos de reajustes
Como citamos, o reajuste do aluguel é algo inevitável e que acontece a cada renovação de contrato. Na maioria dos casos, o intervalo de tempo entre um e outro é de 1 ano. Sempre que este tempo passa e o contrato vem a ser renovado, o valor do aluguel aumenta. Porém, o aumento não é arbitrário; o novo valor deve ser calculado a partir de alguns índices.
Para que você entenda melhor, nós explicamos os dois abaixo. Confira:
IGP-M
Sigla para Índice Geral de Preços do Mercado, o IGP-M é considerado o principal indicador de cálculo de reajuste do aluguel. Também chamado de “inflação do aluguel”, o IGP-M é um resultado de outros três índices, o IPA-M (Índice de Preços do Atacado-Mercado), o IPC-M (Índice de Preços do Consumidor-Mercado) e o INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção-Mercado).
Ele está relacionado a praticamente todos os gastos da rotina da população brasileira, e é exatamente por isso que ele é tido como o indicador mais importante para estes cálculos. O responsável pelo cálculo do IGP-M é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qual divulga seus valores ao final de cada mês.
IPCA
Menos utilizado que o IGP-M mas ainda tido como uma opção é o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor). Medido pelo IBGE e também divulgado uma vez por mês, ele representa a variação de preços do mercado para o consumidor final, como o próprio nome já sugere.
É possível que você já o conheça ou pelo menos tenha ouvido falar nele, visto que o IPCA é o dado que representa a taxa oficial de inflação no país.
Fazendo o cálculo
Uma dica para não errar o cálculo é utilizar a calculadora disponibilizada pelo Banco Central em seu site. Nela, é possível escolher o índice a partir do qual o cálculo será feito, a data de início do contrato atual, a data de início do próximo contrato e o valor a ser corrigido. A partir dessas informações, o cálculo é feito e você tem o novo valor disponível instantaneamente.
Você pode acessar a calculadora através deste link.
Como uma imobiliária pode deixar o processo mais seguro
Como você pôde ver — e nós citamos no início do texto —, o reajuste do aluguel não é feito sob escolha do proprietário do imóvel. É preciso escolher o índice mais adequado e calcular o novo valor de acordo com ele. Quando uma imobiliária está envolvida na negociação, todo esse processo é muito mais seguro e garantido, visto que uma das funções dela é cuidar do contrato.
Quando o aluguel é feito diretamente entre o locador e o locatário, há uma possibilidade de que o locador queira aumentar o valor do aluguel muito mais do que ele deveria — muitas vezes por não ter o embasamento legal necessário. Isso faz com que ambos os lados sejam prejudicados, já que o locatário terá que pagar mais e o locador corre o risco de sofrer com processos no futuro.
Sendo assim, pode-se observar que a ação de uma imobiliária é tão importante que até este critério é influenciado por ela.
Gostou do texto? Já tinha alguma ideia de como o cálculo de reajuste do aluguel é feito? É importantíssimo ter conhecimento de como ele funciona para fazer tudo do jeito certo. Caso tenha gostado deste conteúdo e queira receber mais, siga a Adriano Imóveis no Facebook e no Instagram!