como calcular o valor do aluguel

Proprietário: como calcular o valor do aluguel

Uma das dúvidas mais comuns de proprietários que têm a intenção de colocar sua casa ou apartamento para alugar é a de como calcular o valor do aluguel. Afinal, este fator é crucial, visto que lucrar em cima da propriedade é o principal motivo de alugar um imóvel. Como o cálculo é algo extremamente subjetivo, a dificuldade realmente existe.

E foi pensando nisso que a Adriano Imóveis preparou este texto. Você, proprietário, que tem vontade de alugar o seu imóvel mas ainda não sabe como calcular o valor do aluguel, saiba que este conteúdo foi feito pensando em você. Na sequência, você poderá ver 5 dicas para entender melhor como calcular o valor do aluguel.

Boa leitura!

 

5 dicas para entender como calcular o valor do aluguel

 

1. Porcentagem inicial

A primeira informação a se saber a respeito do cálculo do aluguel é a porcentagem do valor total do imóvel à qual a mensalidade normalmente corresponde. A estimativa é que a maior parte dos imóveis alugados atualmente tenha um valor de aluguel que equivale de 0,4% até 1% do valor total do imóvel.

Contudo, esta é apenas uma estimativa — como já citamos — e um ponto de partida, sendo que outros fatores podem fazer o preço aumentar ou diminuir.

 

2. Imóveis semelhantes

Uma dica valiosa que com certeza irá te ajudar a calcular o valor do aluguel do seu imóvel é pesquisar por outros imóveis com as mesmas características do seu. Se o seu imóvel é um apartamento com três quartos, por exemplo, busque outros apartamentos com as mesmas características e, de preferência, na mesma região. Fatores como área, andar, bairro, padrão construtivo, idade do imóvel e mobiliado também influenciam na formação do preço.

Saber quanto outros proprietários estão cobrando dará uma ideia do quanto você também pode cobrar.

 

3. Valores de imobiliárias

Esta dica é uma espécie de extensão da anterior. Quando for procurar os imóveis similares ao seu, não é sempre que você conseguirá entrar em contato direto com o proprietário ou até com o inquilino, seja por não encontrá-los ou por eles não quererem o contato.

Nestes casos, o que você pode fazer é ir atrás dos imóveis semelhantes em sites de ofertas de imóveis. O que falamos anteriormente segue sendo uma boa ideia aqui: busque imóveis que tenham o tamanho parecido com o seu e que, preferencialmente, estejam na mesma região e tenham o mesmo número de dormitórios.

 

4. Localização

Este é um fator essencial. Imóveis bem localizados, praticamente sem exceções, costumam ter um valor de aluguel muito mais alto que aqueles mais afastados dos grandes centros. Se a sua casa ou apartamento fica próxima de pontos de ônibus, estações de metrô, shoppings ou supermercados, por exemplo, você pode usar isso a seu favor para cobrar valores mais altos.

 

5. Mobílias

A última dica que a Adriano Imóveis traz para te ajudar a entender como calcular o valor do aluguel diz respeito às mobílias. Seu imóvel vai para o aluguel com os móveis incluídos? Se sim, isso quer dizer que você também pode pedir um valor um pouquinho mais elevado.

Em média, imóveis alugados costumam ser de 20% a 30% mais caros que aqueles que não vêm com nenhum móvel. Afinal, não é somente o local que está sendo oferecido ao futuro inquilino, mas toda uma estrutura também.

 

 

E agora, já sabe como calcular o valor do aluguel? Com certeza cada uma dessas dicas irá te ajudar a ter pelo menos uma ideia do valor que deve ser cobrado. Porém, para ter a total certeza, por que não contar com o auxílio de um profissional? A Adriano Imóveis pode te ajudar com isso!

Nós temos profissionais altamente capacitados e preparados para fazer uma avaliação que leva em conta todos estes e ainda outros fatores, ajudando você a saber qual o melhor valor cobrar no aluguel do seu imóvel. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende sua visita!

Você pode gostar

tempo mínimo de aluguel

Existe tempo mínimo de aluguel para fechar um contrato?

seguro incêndio na locação

Seguro incêndio na locação: é obrigatório? E quem deve pagar?

como anunciar um imóvel

Saiba como anunciar um imóvel para alugar

visitas de aluguel na pandemia

Como têm sido as visitas de aluguel na pandemia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *