Como negociar o reajuste do aluguel?
Você também pode ouvir este post através do player acima!
No último mês, o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) avançou mais uma vez, seguindo a tendência do ano anterior e chegando o acumulado a uma alta histórica de 28,94%. Na prática, isso quer dizer que aluguéis cujos contratos sofrem reajuste neste mês de março de 2021 terão uma mudança expressiva. Para que o acréscimo não seja tão pesado, uma das soluções é negociar o aumento no preço do aluguel.
Para se ter uma ideia, quem pagava um aluguel de R$ 1 mil e terá o contrato renovado passará a pagar R$ 1.280,00. A não ser, é claro, que haja um acordo para negociar o reajuste do aluguel. Como este assunto é tão importante e está em alta, a Adriano Imóveis resolveu falar um pouco a respeito do assunto.
E não se engane: nós estamos pensando nos dois lados da negociação. Na sequência, nós explicamos por que é importante que proprietários se abram a negociar o reajuste do aluguel e damos dicas para inquilinos que querem fazer essa negociação.
Acompanhe!
Proprietário: por que é importante negociar o reajuste do aluguel?
Sejamos sinceros e realistas: a pandemia ainda está longe de acabar, pelo menos aqui no Brasil. A vacinação caminha a passos lentos e muitas das principais cidades do país estão voltando a situações de lockdown. Se você já aluga um de seus imóveis há mais de 1 ano, lembra como a situação foi complicada no início da pandemia, certo?
Muitos inquilinos ficaram sem trabalho e precisaram sair do imóvel em que moravam. Alguns foram procurar opções mais baratas, enquanto outros voltaram para a casa dos pais — caso muito comum entre jovens adultos.
Aliado a estes fatores e ao momento atual em que vivemos, é preciso ponderar que, ao fazer um reajuste tão grande, existe um risco de que seu inquilino não tenha condições de pagar e vá atrás de um imóvel condizente com a sua realidade.
Neste caso, como você fica? Considere que pode ser difícil encontrar outro inquilino e o imóvel fique por alguns meses desocupado; com isso, é necessário que você, juntamente com a imobiliária, faça uma análise da demanda e da oferta de mercado para seu tipo de imóvel e o preço correspondente, conseguindo, assim, ter uma real ideia se é preferível negociar para manter o inquilino atual ou arriscar que o imóvel desocupe para colocá-lo novamente para locação.
Talvez seja mais interessante negociar o reajuste do aluguel. Mesmo que o aumento seja um pouco menor que o previsto, ele continuará existindo. No final das contas, todos saem ganhando.
Inquilino: 3 dicas para negociar o reajuste do aluguel
Agora estamos falando com você, inquilino. Mesmo que o proprietário do imóvel em que você mora não esteja muito satisfeito com uma negociação, você pode tentá-la. E há formas mais eficientes de fazer isso. Basta seguir as dicas abaixo:
1. Exponha sua situação atual
Com a pandemia, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram a jornada de trabalho reduzida. Com isso, a renda mensal diminuiu, fazendo com que muitos não sejam capazes de arcar com um aumento muito alto do aluguel.
Se este for o seu caso, exponha a situação para o proprietário. É importante que ele entenda a situação para saber que você não quer apenas pagar menos, mas sim garantir que irá conseguir pagar o valor correto e em dia sem maiores problemas.
Desta forma, analise toda a sua situação financeira atual e faça uma proposta do valor viável para que se mantenha no imóvel. Assim, com mais objetividade e transparência, otimiza-se a possibilidade de sucesso na negociação.
2. Relembre seu histórico
É muito comum que proprietários se incomodem com inquilinos inadimplentes. Se você sempre fez questão de pagar o aluguel em dia e nunca teve nenhum tipo de atraso, fale sobre isso com o locador.
Relembre que você sempre foi um bom inquilino e que valerá a pena para ele continuar com você, mesmo que o reajuste seja um pouco menor.
3. Mostre as vantagens para o proprietário
Por fim, é importante mostrar que não é apenas você que terá vantagens ao negociar o reajuste do aluguel — mas que o proprietário também terá. Lembra o que falamos acima, sobre a importância da negociação para que o proprietário não perca seu inquilino?
Fale a respeito disso com ele, mostrando que será muito mais fácil e seguro continuar com você do que procurar outra pessoa. Essa outra pessoa pode demorar até mesmo meses para aparecer, o que irá diminuir a renda do proprietário. Dificilmente ele irá querer que isso aconteça.
E você, já estava sabendo da alta do IGP-M? Viu como negociar o reajuste do aluguel pode ser interessante para todos os envolvidos? Caso tenha gostado deste conteúdo e queira receber mais, siga a Adriano Imóveis no Facebook e no Instagram!