imóvel para alugar

O que você deve saber antes de colocar seu imóvel para alugar

Alugar um imóvel não é tarefa fácil. São muitos detalhes envolvidos — e é preciso conhecer profundamente todos eles para realizar o processo da melhor forma possível. Foi pensando em ajudar quem ainda tem suas dúvidas que a Adriano Imóveis preparou este texto. Abaixo, você poderá acompanhar algumas informações que você deve saber antes de colocar seu imóvel para alugar.

Continue a leitura e saiba mais!

 

Como anunciar e quanto cobrar

A propaganda continua sendo a alma do negócio, independente de qual seja ele. Antes de colocar um imóvel para alugar, é preciso ter um bom plano de como ele será anunciado. É dessa forma que você garante o aluguel e acelera o processo. Caso sua opção seja contar com uma imobiliária, ela mesma toma conta do serviço — o que não impede, por outro lado, que você também faça seus anúncios por conta própria. Sua imobiliária poderá informar as melhores formas de fazer uma divulgação específica para o seu caso.

E quanto cobrar, você sabe? É bem comum que, na hora de colocar seu imóvel para alugar, o proprietário faça cálculos considerando o valor e as despesas mensais do mesmo, além da margem de lucro desejada, para colocar um valor fixo. Contudo, é preciso levar outros fatores em consideração. A conservação do imóvel, sua localização e até seu tamanho são características que podem fazer o preço do aluguel ser maior ou menor.

 

Documentos necessários

Pessoas que procuram imóveis para alugar normalmente se queixam da alta quantidade de documentos solicitados. Porém, não são somente elas que precisam apresentar uma série de papéis. Um locador, como pessoa física, deve ter em mãos:

  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.

 

Pessoas jurídicas, por sua vez, têm que possuir:

  • Contrato social da empresa;
  • Número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC);
  • Comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.

 

Sem as questões documentais regularizadas, o proprietário não conseguirá colocar o imóvel para alugar. Portanto, tome isso como uma das prioridades antes de procurar a imobiliária à qual você confiará sua propriedade.

 

Imóvel para alugar por conta própria ou com imobiliária?

Esta é uma dúvida que muitos proprietários ainda têm, além de ser uma questão que passa pela cabeça da maioria antes de tomar a importante decisão de colocar o seu imóvel para alugar. Ainda não são todos que enxergam as inúmeras vantagens de atuar com a parceria de uma imobiliária, levando em conta só as taxas de administração e contrato e ignorando os benefícios.

Características como maior visibilidade, contrato facilitado e vistoria garantida estão entre os destaques do serviço de uma imobiliária. Nós da Adriano Imóveis, inclusive, já fizemos um texto inteiro sobre o assunto. Você pode entender as diferenças entre alugar por conta e com imobiliária, além das vantagens da segunda opção, lendo o conteúdo neste link.

 

Preparando o imóvel para locação

O último ponto que trouxemos que você deve saber antes colocar seu imóvel para alugar é a preparação do ambiente. Esta dica é praticamente uma extensão da primeira; afinal, para um imóvel, estar bem cuidado e causar uma ótima primeira impressão é uma das melhores propagandas positivas existentes.

Algumas ações que você pode fazer são: entregar o imóvel com pintura nova e com alguns reparos — caso necessário —, dar uma atenção especial à cozinha e aos banheiros e fazer uma boa limpeza. Estes são aspectos simples, que exigem um investimento não muito alto e que fazem bastante diferença na apresentação do imóvel. 

Assim como o tópico anterior, nós também temos um texto sobre este assunto, no qual você pode entender melhor como colocar tudo em prática. Confira-o aqui.

 

 

Agora que você já conhece as principais informações que deveria saber antes de colocar o imóvel para alugar, já está mais preparado para dar o próximo passo, não acha? Você pode contar com a Adriano Imóveis para isso! Nós já temos mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, sendo referência em Florianópolis.

Venha deixar seu imóvel conosco! Entre em contato hoje mesmo e saiba tudo que podemos fazer por você!

Você pode gostar

tempo mínimo de aluguel

Existe tempo mínimo de aluguel para fechar um contrato?

seguro incêndio na locação

Seguro incêndio na locação: é obrigatório? E quem deve pagar?

como anunciar um imóvel

Saiba como anunciar um imóvel para alugar

visitas de aluguel na pandemia

Como têm sido as visitas de aluguel na pandemia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *