assinatura eletrônica para locações

Assinatura eletrônica para locações: você sabe como funciona?

A tecnologia influenciou direta e indiretamente todos os setores de atuação do mercado. As inovações que continuam surgindo a cada novo dia que passa costumam trazer benefícios diversos, sendo um dos principais deles a agilização dos processos. Um exemplo disso no setor imobiliário é a assinatura eletrônica para locações, assunto deste texto.

Na sequência, a Adriano Imóveis te mostra o que é assinatura eletrônica, suas vantagens, a validade jurídica da assinatura eletrônica para locações e ainda te conta uma novidade. Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, acompanhe o restante do conteúdo que nós preparamos abaixo!

 

O que é assinatura eletrônica e suas vantagens

Como o próprio nome já sugere, a assinatura eletrônica é a alternativa mais moderna para a substituição da assinatura convencional. Com ela, não há a necessidade de que as partes envolvidas em uma negociação precisem se deslocar até o local onde o documento físico está ou até mesmo contratar serviços que levem os papéis de um lado para o outro.

Tendo os processos transferidos para o meio eletrônico, o documento não precisa nem ser imprimido; basta disponibilizá-lo em uma plataforma online que permita que as partes sejam capazes de fazer suas assinaturas (cada uma do local onde está) e pronto. Considerando que o documento físico seria digitalizado depois das assinaturas de qualquer jeito, fica claro como o processo é facilitado.

Algumas das principais vantagens de utilizar a assinatura eletrônica são consequência das características que citamos acima. Ao permitir que cada um assine da sua própria casa, há economia de tempo — um processo que costuma demorar semanas é feito em um dia. Ao dispensar a necessidade de impressão, economiza-se folhas, o que, por sua vez, contribui com a preservação do meio ambiente.

Além disso, há ainda mais uma vantagem: o aumento da segurança. Quando realizado com o intermédio de serviços confiáveis, a assinatura eletrônica elimina riscos alguns comuns do processo de assinatura de contratos físicos, como a perda ou o extravio do documento, por exemplo.

 

A assinatura eletrônica para locações tem validade jurídica?

Contudo, apesar de todas as vantagens que ela oferece, a assinatura eletrônica difere muito do habitual, com o qual as pessoas já estão acostumadas a lidar. Isso pode trazer diversas dúvidas e inseguranças — principalmente no caso específico da assinatura eletrônica para locações — e muitos se questionam se ela tem a mesma validade jurídica da convencional.

A verdade é que sim, ela tem. A assinatura eletrônica, inclusive, já é regularizada por aqui no Brasil desde 2001, como detalha a MP 2.200-2, que você pode conferir neste link. Já no caso específico da assinatura eletrônica para locações, basta conferir a Lei do Inquilinato. A lei regulariza contratos mais flexíveis (incluindo os verbais) e não cita nenhuma proibição às assinaturas eletrônicas.

Nós temos um texto inteiramente dedicado à Lei do Inquilinato, onde detalhamos os direitos e deveres de cada uma das partes e ainda damos acesso ao documento na íntegra. Confira o texto aqui!

 

A Adriano Imóveis está trabalhando com a assinatura eletrônica para locações!

Lembra que falamos na introdução a respeito de uma novidade? A partir de agora a Adriano Imóveis também está trabalhando com a assinatura eletrônica para locações! Com a missão de sempre oferecer o melhor para cada cliente, nós trouxemos mais esta solução para que você tenha o processo de locação facilitado!

E não para por aí! Se você quer saber todos os nossos diferenciais e contar com o serviço de uma imobiliária rápida e eficiente, entre em contato conosco hoje mesmo e veja tudo que podemos fazer por você!

Você pode gostar

tempo mínimo de aluguel

Existe tempo mínimo de aluguel para fechar um contrato?

seguro incêndio na locação

Seguro incêndio na locação: é obrigatório? E quem deve pagar?

como anunciar um imóvel

Saiba como anunciar um imóvel para alugar

visitas de aluguel na pandemia

Como têm sido as visitas de aluguel na pandemia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *