4 desvantagens de alugar diretamente com o inquilino
Na hora de alugar um imóvel, muitos proprietários e inquilinos procuram pelas negociações diretas. Ainda que isso pareça, a princípio, mais vantajoso e menos oneroso e burocrático, é justamente essa “burocracia” que traz a segurança jurídica que ambas as partes precisam ter, o que não acontece ao alugar diretamente com o inquilino.
Foi pensando em ilustrar o que proprietários deixam de ganhar ao alugar diretamente com o inquilino que a Adriano Imóveis preparou este texto. Na sequência, nós mostramos 4 entre as maiores desvantagens desse tipo de negociação.
Continue a leitura e confira!
Alugar diretamente com o inquilino: veja 4 desvantagens
1. Elaboração de contrato dificultada
Elaborar um contrato de locação é uma das partes fundamentais do processo de aluguel. É no contrato que as condições mais detalhadas estarão descritas e, visto que nele constará a assinatura de todos os envolvidos, concordadas por todas as partes. A primeira garantia do proprietário é um contrato assinado.
Porém, justamente por serem detalhados, os contratos são extremamente difíceis de serem elaborados. Se algo importante for esquecido, por exemplo, não há nada a se fazer. Com a intermediação de uma imobiliária, ela é quem se responsabiliza pela elaboração do contrato — visto que ela já possui toda a experiência necessária para isso.
2. Falta de conhecimento sobre direitos e deveres
Outro ponto que deve ser citado são os direitos e deveres de cada uma das partes. Ao optar por alugar diretamente com o inquilino, o proprietário perde toda a orientação jurídica sobre o que tem como obrigação e o que tem como direito.
Com isso, ele pode estar, ao mesmo tempo, deixando de usufruir alguns dos seus direitos e também correndo riscos ao não conhecer e, consequentemente, respeitar deveres. Assim como no ponto anterior, o conhecimento de uma imobiliária pode evitar esses problemas.
3. Vistorias profissionais
As vistorias garantem que o proprietário receba o imóvel de volta no mesmo estado em que ele foi entregue ao inquilino. Durante uma vistoria, cada mínimo detalhe é checado, desde a conservação da pintura até o funcionamento das instalações elétricas.
Quando um proprietário pensar em alugar diretamente com o inquilino, é preciso considerar também que as vistorias feitas não serão profissionais; afinal, ele não tem experiência com elas. Na hora de realizar uma vistoria, as imobiliárias sabem exatamente o que precisa ser checado, não deixando nenhum detalhe para trás.
4. Aluguel mais barato ou supervalorizado
Diversas vezes, por não terem o conhecimento do mercado ou por estarem ansiosos para conseguir alugar o imóvel de uma vez, muitos proprietários acabam alugando seus imóveis por valores muito abaixo do que o que eles realmente valem. E, em uma negociação assim, ganhar menos dinheiro nunca é algo bom.
Com toda a experiência de quem é especialista no segmento e está inserida no mercado há um certo tempo, uma imobiliária pode garantir ao proprietário que ele anuncie e alugue seu imóvel pelo valor justo, fazendo com que ele não ganhe nem um centavo a menos.
De outro lado, alguns proprietários podem, sem saber, estar oferecendo o imóvel acima do preço de mercado, o que, frequentemente, faz com que ele fique desocupado por um longo período de tempo, causando avarias pela falta de manutenção, além do desgaste natural do tempo e prejuízos financeiros imensuráveis.
E aí, entendeu as desvantagens de alugar diretamente com o inquilino? Em diversas áreas do processo de locação, fica muito clara a importância da participação de uma imobiliária. Se você é dono de um imóvel e quer alugá-lo o quanto antes, entre em contato hoje mesmo com a Adriano Imóveis e deixe seu imóvel conosco!
Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo o nosso conteúdo, não deixe de nos acompanhar no Facebook e no Instagram!