Infiltração em imóvel alugado: tudo o que você precisa saber
Depois de tanto procurar pelo imóvel ideal e finalmente encontrar um que seja altamente satisfatório, a única coisa que se quer é aproveitar ao máximo. No entanto, muitas vezes o aparecimento de algum problema, como uma infiltração, atrapalha esses planos. Quando ocorre uma infiltração em imóvel alugado, você sabe o que precisa fazer? Faz ideia de quem é o responsável? Neste texto, a Adriano Imóveis responde tudo isso!
Abaixo, você poderá ver o que exatamente é uma infiltração e descobrir quem é o responsável em casos de infiltração em imóvel alugado. Continue a leitura e confira!
O que exatamente é uma infiltração?
Infiltração é o nome que damos para quando um líquido permeia pelos espaços vazios de um corpo sólido. No caso específico das infiltrações que vemos em imóveis, estamos falando da água que é absorvida pelas lajes e alvenarias, o que, além de causar as características manchas, pode causar graves problemas estruturais no local.
Existem dois tipos de infiltrações, sendo elas:
- De fora para dentro: Consequência da água da chuva, umidade do solo ou ação do lençol freático;
- De dentro para fora: Consequência de vazamentos na rede hidráulica.
Independente do caso, a infiltração pode causar danos irreversíveis à estrutura do imóvel e, portanto, é preciso resolver o problema assim que ele for identificado.
Quando ocorre uma infiltração em imóvel alugado, quem é o responsável: proprietário ou inquilino?
Provavelmente a maior dúvida em relação a uma infiltração em imóvel alugado diz respeito à responsabilidade. Quem deve pagar o conserto? Uns dizem que o responsável é o proprietário; outros dizem que é o inquilino. Há até mesmo quem diga que o condomínio é quem deve pagar a conta. No final das contas, quem está certo?
Dependendo do caso, todos os três podem estar. Sim, até mesmo o condomínio pode ser responsabilizado — se for provada sua culpa. E é exatamente dessa forma que deve-se definir o responsável: descobrindo o que (e, consequentemente, quem) causou a infiltração. Qualquer um dos três pode estar por trás do problema.
Uma das possibilidades é que a infiltração tenha origem em alguma área comum, como paredes externas, área em volta da piscina, poço do elevador ou salão de festas. Quando este for o caso, o condomínio deve pagar os reparos.
Outra situação que também acontece é a origem de dentro do próprio imóvel. Se este for o caso, é possível que o inquilino tenha furado um cano sem querer durante uma reforma. Aqui, ele é o responsável.
Por fim, infiltrações com origem de dentro do próprio imóvel também podem ser uma consequência direta do desgaste dos materiais. Nesses casos, a responsabilidade é do proprietário. Se ele não quiser arcar com os custos, o inquilino pode sair do imóvel a qualquer momento sem precisar pagar a multa contratual, conforme previsto na Lei do Inquilinato.
E você, já sabia dessas informações a respeito de infiltração em imóvel alugado? Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo nosso conteúdo, não deixe de seguir a Adriano Imóveis no Facebook e no Instagram!