Como calcular o valor do aluguel da maneira correta

Calcular o valor do aluguel ainda é um dos maiores desafios dos proprietários que desejam locar os seus imóveis. Isso porque, existem inúmeros fatores que afetam o preço final da locação.

Pensando em esclarecer essa dúvida, elaboramos este artigo com dicas de como fazer a avaliação de imóvel de maneira correta. Ao colocá-las em prática você irá conseguir atingir um valor que melhor se adeque valorize o seu imóvel e atrair inquilinos.

 

 

Mercado imobiliário

A previsão de crescimento para o mercado imobiliário brasileiro para os próximos anos é bastante positiva. A prova disso é que o setor de locação de casas e apartamentos têm apresentado a maior taxa de ocupação nos últimos 5 anos.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Imóveis (ABADI), cerca de 40% dos imóveis que estavam disponíveis para locação no país em 2019 foram ocupados. Esse resultado foi percebido desde janeiro do ano passado, o que reflete o crescimento desse segmento.

Diante do aumento da procura por imóveis para alugar, torna-se essencial que os proprietários aprendam como calcular o preço do aluguel da maneira correta. Assim, poderão fazer boas negociações e evitar prejuízos no momento de locar o seu imóvel.

 

Dicas de como calcular o valor do aluguel

A regra tradicional de como calcular o valor do aluguel, indica que o proprietário aplique uma porcentagem de 0,4% a 0,6% sobre o valor de venda do imóvel.

No entanto, após realizar esse cálculo é preciso que o proprietário leve em consideração outros fatores que influenciam na precificação do aluguel, tais como:

 

Preço do mercado

O preço praticado pelo mercado em imóveis semelhantes, é o mais seguro fator que deve ser analisado no momento de estipular o valor do aluguel.

O ideal é que você realize uma pesquisa dos valores de locação na região onde o imóvel se encontra e faça uma média a partir desses preços.

 

Localização do imóvel

Outro fator relevante no momento de calcular o valor do aluguel é a localização do imóvel. Isso porque a região onde a casa ou apartamento está localizada, pode valorizar ou desvalorizar o imóvel, influenciando no preço final do aluguel.

Na prática, se o imóvel está situado em um bairro com segurança, boas vias de acesso e próximo de estabelecimentos comerciais e escolas, por exemplo, é possível elevar o preço do aluguel.

 

Valor do condomínio e IPTU

Antes de determinar o preço do aluguel, você também deve incluir o valor do IPTU e condomínio. Caso, o IPTU do imóvel já esteja quitado é possível repassar esse valor no aluguel, como uma forma de acréscimo.

 

Como você pode perceber, calcular o valor do aluguel não é uma tarefa difícil. Só precisa levar em consideração alguns fatores do mercado e do imóvel que influenciam no preço da propriedade.

Se você seguir as nossas dicas, poderá precificar um valor justo para o seu imóvel e atrair muitos inquilinos. Caso você sinta dúvidas, quanto ao cálculo não hesite em entrar em contato com a Adriano Imóveis, nossa equipe conta com avaliadores profissionais que irão ajudar você nesse processo, sem qualquer custo.

Whatsapp Adriano: (48) 3244-8551

Você pode gostar

tempo mínimo de aluguel

Existe tempo mínimo de aluguel para fechar um contrato?

seguro incêndio na locação

Seguro incêndio na locação: é obrigatório? E quem deve pagar?

como anunciar um imóvel

Saiba como anunciar um imóvel para alugar

visitas de aluguel na pandemia

Como têm sido as visitas de aluguel na pandemia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *